O Hospital Regional da Chapada, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, promoveu uma ação em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. A campanha foi alinhada à iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano trouxe o tema “Melhorando o diagnóstico para a Segurança do Paciente”.
Realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, a ação envolveu uma série de atividades voltadas à conscientização da equipe multiprofissional, tendo como base o incentivo a práticas como o aperfeiçoamento do diagnóstico, como explicou a enfermeira Giselle Oliveira.
"Dentre as ações implementadas, buscamos conscientizar a equipe sobre as ações para evitar os erros nos diagnósticos, a importância da identificação correta do paciente, além de buscar ofertar ao usuário a realização dos exames clínicos completos para fechamento de diagnóstico rápido e preciso", disse.
Durante a ação, foi realizado um drive-thru da Segurança do Paciente, mobilizando os colaboradores da unidade. Os profissionais foram orientados sobre as práticas e procedimentos que garantem a segurança diagnóstica, promovendo um ambiente de cuidado e segurança para os pacientes.
Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade é referência para os municípios da região, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros serviços.
O HRC é 100% SUS e possui atendimento médico em diversas especialidades, tais como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.
Comments