Hospital Estadual 2 de Julho celebra dois anos de acolhimento e excelência sob gestão da Fabamed
- NetDom Tecnologia e Sistema da Informação
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Há dois anos, o Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), iniciava uma nova fase sob a gestão da Fundação Fabamed. Desde então, quase 16 mil pacientes foram acolhidos em um ambiente pautado pela humanização, atendimento de excelência e respeito à vida.
Diretora da unidade, Zorilmar Santana, destaca que os dois anos de atuação da Fabamed estão sendo marcados pelo fortalecimento. “Estamos construindo uma história de dedicação, crescimento e cuidado. Desde a sua inauguração, a unidade se tornou referência para a saúde em nosso estado, com uma equipe de profissionais que faz a diferença a cada dia”, afirma.
Nesse período, a humanização tem se consolidado como marca registrada do Hospital Estadual 2 de Julho. Iniciativas como o Prontuário Médico Afetivo, onde os pacientes passam a ser reconhecidos não apenas por suas condições de saúde, mas também pelos seus gostos, sonhos e trajetórias mostram que, por trás de cada caso clínico, existe uma vida com histórias e singularidades.
Criado pela equipe de psicologia da unidade, o prontuário afetivo permite que cada paciente seja visto além de sua patologia, como explica a coordenadora de psicologia do 2 de Julho, Ana Carla Nunes. “Ele traz detalhes sobre as preferências, histórias de vida, interesses e outras características pessoais que são incorporados ao prontuário médico tradicional. Dessa forma, o internamento se torna uma experiência mais acolhedora e humanizada”, afirma.
Outra ação que contribui para a construção de um ambiente mais leve e acolhedor são as visitas de Maia, cadela terapeuta da raça Golden Retriever, que leva sorrisos à ala pediátrica do hospital. Além da descontração, a Terapia Assistida por Animais (TAA) proporciona a redução da ansiedade, da pressão arterial e do estresse, promovendo um ambiente mais acolhedor para os pacientes e acompanhantes.
E as conquistas não se limitam à humanização. A diretora da unidade lembra que, no último ano, o hospital também conquistou a certificação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), “reforçando seu papel estratégico dentro da rede de atenção à vida”, completa.
Assistência
Com 259 leitos, o Hospital Estadual 2 de Julho conta com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de 60 UTI adulto, assistindo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, todos beneficiários do SUS e encaminhados à unidade por meio da Central Estadual de Regulação (CER).





Comentários