Hospital Estadual 2 de Julho promove debate sobre cuidados paliativos em encontro com especialista
- NetDom Tecnologia e Sistema da Informação
- 9 de set.
- 2 min de leitura
O Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed recebeu, na última semana, a diretora médica do Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos, Yanne Amorim, para mais uma edição do projeto “Especialista em Cena”. Localizado em Salvador, o Mont Serrat é o primeiro hospital público do Brasil voltado exclusivamente aos cuidados paliativos e se consolidou como referência nacional na área.
O encontro promoveu reflexões sobre os avanços e os desafios do cuidado paliativo no Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar o diálogo sobre a importância desse olhar integral no processo de assistência.
A psicóloga Camilla Catiuzze, líder do Núcleo de Cuidados Paliativos do 2 de Julho, destacou que, embora a unidade não possua leitos exclusivos para esse tipo de assistência, a prática se integra ao cotidiano hospitalar. “Por sermos um hospital geral, em algum momento o cuidado paliativo se torna a proposta para determinados pacientes. Hoje contamos com um núcleo específico, que recebe as solicitações de interconsulta das UTIs e enfermarias. A partir desse alinhamento, buscamos as medidas cabíveis”, explicou.
A profissional destacou ainda que o evento debateu a importância de reconhecer o cuidado paliativo como parte integral da assistência hospitalar. "Ao compartilhar a experiência do Mont Serrat, a Dra. Yanne destacou o papel das equipes multiprofissionais na construção de um olhar mais abrangente, capaz de acolher tanto o paciente quanto sua família em momentos de grande vulnerabilidade", completou.
Assistência
Com 259 leitos, o Hospital Estadual 2 de Julho dispõe de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e 60 leitos de UTI adulto. A unidade atende pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, todos beneficiários do SUS, encaminhados exclusivamente pela Central Estadual de Regulação (CER).






Comentários