Maternidade Frei Justo Venture é referência em cuidado humanizado na Chapada Diamantina
- NetDom Tecnologia e Sistema da Informação
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Quando a jovem Lara Beatriz descobriu que estava grávida da primeira filha, uma certeza surgiu: o parto seria na Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra. Na unidade, Lara sentiu de perto o carinho e o cuidado dedicados às mamães acolhidas — um atendimento que faz da Frei Justo um exemplo quando o assunto é aliar cuidado humanizado a uma infraestrutura de excelência. Após um parto normal repleto de afeto, a pequena Serena Rosa veio ao mundo sob o olhar emocionado da vovó Wilma de Souza, que acompanhou todo o processo.
Unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Fabamed, a Frei Justo oferece às gestantes métodos não farmacológicos de alívio da dor, como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto. Esses recursos auxiliam no processo fisiológico e tornam a experiência do parto mais ativa, segura e respeitosa.
A atenção com os recém-nascidos também é uma prioridade. A maternidade conta com incubadoras de última geração, que contribuem para o tratamento eficaz de bebês prematuros ou que demandam cuidados especializados.
Coordenadora assistencial da unidade, Bianca Ariani, destaca que, para além da tecnologia, terapias integrativas também fazem parte da rotina dos pequenos. “Com o banho de ofurô, conseguimos proporcionar um relaxamento muscular ao bebê, graças à diminuição da sensibilidade das terminações nervosas. Isso melhora a circulação periférica e promove maior oxigenação dos músculos, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo a liberação de cortisol, o hormônio do estresse”, explica.
Estrutura
A Maternidade Frei Justo Venture conta com 35 leitos distribuídos entre enfermarias obstétricas, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN), nos modelos canguru e convencional. A unidade também oferece serviços de urgência e emergência, além de exames como ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia, sendo referência para 11 municípios da Chapada Diamantina.


Commenti