Fabamed e Hospital Regional Costa do Cacau levam odontomóvel para comunidades indígenas de Ilhéus
- NetDom Tecnologia e Sistema da Informação
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
Por iniciativa da Fabamed, fundação responsável pela gestão do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) — unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em Ilhéus —, teve início na última segunda-feira (7) a oferta de atendimento odontológico, por meio de um consultório móvel (odontomóvel), às comunidades do Território Indígena (TI) de Olivença, no litoral sul de Ilhéus.
O odontomóvel está percorrendo as localidades de Sapucaeira, Santana, Serra Negra, Acuípe do Meio, Acuípe de Cima, Acuípe de Baixo, Tupã, Igalha, Mamão, Maruim e Serra do Serrote. Entre os procedimentos oferecidos aos pacientes estão atendimentos clínicos restauradores, preventivos e cirúrgicos.
A equipe do odontomóvel é composta por uma dentista, uma auxiliar de saúde bucal e um auxiliar administrativo. A primeira comunidade atendida foi Sapucaeira, onde os pacientes receberam os primeiros atendimentos. Durante as nove semanas do projeto, as consultas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, exceto em feriados. A coordenação da iniciativa está a cargo do cirurgião bucomaxilofacial do HRCC, Manoel Lúcio Santos Estrela.
O diretor-geral do HRCC, Julio Musse, destacou que a ação tem um significado especial para os povos indígenas. “Sabemos que este mês é o Abril Indígena, período em que os debates sobre os direitos dos povos originários ganham ainda mais força. Aqui na unidade, oferecemos atendimentos odontológicos em situações determinadas. Por isso, foi muito importante e positivo para nós viabilizar esse projeto em parceria com a Fundação Fabamed”, afirmou.
Comments