top of page

Hospital Regional da Chapada promove ação pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente com foco nas crianças e recém-nascidos

  • 19 de set.
  • 2 min de leitura

Na última quarta-feira (17), o Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, realizou uma ação especial em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.


Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo ampliar a conscientização sobre os riscos de segurança na assistência à saúde. Em 2025, o tema da campanha do HRC é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A proposta central foi reforçar a importância de cuidados qualificados e humanizados desde os primeiros momentos de vida, envolvendo profissionais de saúde, famílias e cuidadores.


Organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, a programação trouxe atividades com foco no público pediátrico. Entre os recursos utilizados, estavam carros de papelão e balões representando as cores das seis metas internacionais de segurança do paciente, além de um livro de colorir com ilustrações de cuidados de saúde no dia a dia.


A ação contou ainda com palestras ministradas por profissionais da equipe multidisciplinar do hospital. O enfermeiro Yuri Novais abordou os primeiros socorros com foco em reanimação cardiopulmonar (RCP) e a enfermeira Elaine Publio destacou a importância da imunização e orientou sobre infecções comuns em crianças até os cinco anos. Já as farmacêuticas Thaise Caires Silva e Taiara Carvalho discutiram estratégias para garantir a segurança na administração de medicamentos em pediatria.


Para a enfermeira da Qualidade do Hospital Regional da Chapada e organizadora da ação, Ana Clara Vieira Sampaio, iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre o hospital, os pacientes e suas famílias. “O Dia Mundial da Segurança do Paciente nos lembra que cada gesto de cuidado pode transformar vidas. Ao falar de recém-nascidos e crianças, estamos tratando do início de muitas histórias. Esse trabalho é uma forma de acolher, orientar e reforçar que a segurança deve caminhar junto com o afeto e a responsabilidade no cuidado".



Referência


Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado da Bahia, o Hospital Regional da Chapada conta com 96 leitos, incluindo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade presta atendimento 24 horas em urgência e emergência, além de dispor de centro de bioimagem, centro cirúrgico e ambulatório para diversas especialidades médicas.


O HRC atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece consultas e procedimentos em áreas como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral, fortalecendo a assistência na região da Chapada Diamantina.



Comentários


bottom of page