Palestra no HRCC destaca a importância da saúde mental para profissionais hospitalares
- NetDom Tecnologia e Sistema da Informação
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sediou, na última quinta-feira (28), uma palestra sobre "Relações Saudáveis e Gestão do Estresse no Ambiente Hospitalar", ministrada pela psicóloga Beatriz Dutra. A atividade, organizada pela equipe de Medicina do Trabalho / SESMT-HRCC, reuniu colaboradores da unidade para oportunizar o diálogo sobre a saúde mental dos profissionais que atuam na área da Saúde, em especial no ambiente hospitalar.
Na ocasião, a palestrante abordou assuntos pertinentes ao tema proposto, oferecendo ferramentas e reflexões valiosas para os participantes. “Discutimos sobre relações interpessoais, estresse no trabalho, saúde mental e comunicação assertiva. Foi um momento muito especial, repleto de troca, interação e reflexão, com participação e colaboração ativa da equipe do HRCC. Sem dúvidas saí com a sensação de missão cumprida", assegurou Beatriz Dutra.
A especialista complementou que quando falamos de saúde, não podemos esquecer de olhar também para quem cuida. “Relações saudáveis, autocuidado e saúde mental são pilares fundamentais para um ambiente de trabalho mais leve e humano”, afirmou.
A enfermeira do Trabalho Flávia Bastos, da Medicina do Trabalho do HRCC, enfatizou a interconexão entre o bem-estar dos profissionais e a excelência dos serviços de saúde. "A saúde mental dos profissionais é tão importante quanto a saúde física dos pacientes. Cuidar de quem cuida é fundamental para garantir qualidade, segurança e a humanização no atendimento hospitalar", destacou.
Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, estudos e pesquisas na área da saúde mental ocupacional demonstram que o bem-estar psicológico dos trabalhadores é um pilar fundamental para a eficácia e a humanização dos serviços de saúde. “Um profissional mentalmente saudável é mais resiliente, empático, focado e capaz de oferecer cuidados mais qualificados e seguros aos pacientes, isso reflete na melhoria da qualidade do atendimento”, concluiu.

Comentários